Mais segura, transparente e descentralizada.
Nada como o tempo cíclico…
Aproveitando o início do ano e o impeto de renovacao que se abate nas sociedades contemporaneas nesse periodo, decidimos aprimorar nossa seguranca online e incorporar de forma mais coesa nossa identificação com movimento cypherpunk.
Além disso, utilizando essa tecnologia nos integramos a um ecossistema de infraestrutura digital no qual temos a oportunidade de colaborar e fortalecer uma rede global de referencia em apoio a ativistas, com uma comunidade de desenvolvedores ativa, que através do suporte oferecido, promove a cidadania, democracia, transparencia e a ciencia descentralizada. A nossa cara!
Esta é primeira postagem em nosso novo blog. Nesse novo ambiente nossos amigos e comunidade poderão se inscrever, fazer login e comentários, queremos inclusive incentivar essa prática e estamos pensando em parcerias para publicações de quem tiver interesse em publicar nas dobras da Zine Verde Verso.
As preocupações que motivaram nossa busca por mais segurança são sobre os atuais mecanismo de centralização, venda e uso indevido de dados coletados com ou sem autorização, ou seja obtidos a partir de espionagem de pessoas e empresas, essa mesma prática antiética é a que resulta em propagandas que condicionam desejos fetichistas e que busca, pela manipulação dos interesses, o controle de pessoas e de mercados a partir da captura de informacoes na web.
Além disso percebemos com tristeza o aumento dos discursos de ódio e de exaltação ao facismo, que abusam da liberdade de expressão e impusionam a sensura, da qual, com esse novo upgrade, não seremos vitimas.
Insistimos em manter um blog para ter controle total sobre o que podemos publicar, o formato, o tamanho da descrição, tamanho do vídeo, possibilidade de anexar áudios, formulários e outros tantos recursos, muitas vezes indisponíveis na rede social, mas principalmente para manter a liberdade em nosso conteúdo e ideias, que independente da política editorial das grandes plataformas e dos bilionários seguirão no ar e sendo compartilhado onde pudermos hackear.
Acreditamos em uma sociedade livre, baseada na busca do pleno desenvolvimento humano, onde todas as pessoas tenham acessos, os mais diversos e váriados possíveis, onde se tenha a consiciencia do potencial colaborativo para a manutencao e desdobramento da vida e empatia, inclusive e sobretudo no ambiente online, onde muitas vezes nao se enxerga o outro durante a interacao. Construimos este futuro utopico, sincronizado numa outra frequencia dimensional e durante esse equilibrio sutil no tempo, acreditamos as identidades poderão ser diluidas, todos e ninguém serao plenamente espelhados, reconhecidos e anonimos. Nesse futuro o anonimato ainda será necessário, talvez hajam coisas muito grandes para serem ditas por uma pessoa, até mesmo muito pequenas, festas de aniversário surpresa, existem também segredos que só o destinatário tem o direito de abrir, do mesmo jeito que existem tristezas que ainda precisam do escuro pra se curar, existem denuncias também, ao que parece os arrogantes e pretensos super poderosos ainda nao serão superados pela sucessao natural, também através do aninimato podemos ensina-los sobre a forca coletiva, essa ferramenta chamada: Amigo secreto, pessoa ou grupo oculto tem mudado a história da humanidade desde sempre, talvez melhor que punir, ignorar ou entrar em julgamentos morais, seja mais eficaz entender como se proteger e como se beneficiar com esses acordos implicitos. Esta nao é uma defesa cientifica e está longe disso, apenas uma reflexao sobre nossa opcao em preferir ambientes que solucionem nossos problemas sociais. Deixo abaixo o manifesto cypherpunk pra quem quiser dar uma lida.
Um outro ponto ainda, pra finalizar, é que assim como há muitas opcoes para hospedagem de blogs e websites tem também para utilizar a rede global, o navegador brave é um excelente exemplo de tecnologia promovida por uma comunidade focada na necessidade de seguranca e cria recursos para bloquear captura de dados, nesse sentido a web3 é o conjunto perfeito de ferramentas para quem busca uma utilizacao mais segura, transparente e colaborativa. Enfim, podemos continuar batendo esse papo na tag (categoria) cypherpunk. Dêem uma olhada também. Até breve.